Segurança ativa

Magic Eye

Os contínuos desenvolvimentos e novos sistemas de segurança ativa, especialmente concebidos para evitar situações críticas, fazem com que cada vez a condução seja mais segura.

O Magic Eye é um sistema tecnológico avançado de ajuda desenvolvida por Datik, empresa do Grupo Irizar, que permite minimizar os riscos de distração e colisão, mediante a detecção e previsão de situações através de tecnologias de radar e visão artificial, o que contribui a aportar uma condução mais confiável.

Este sistema inclui:

DFW: Detecção e aviso de fadiga e distração do condutor

A detecção e aviso por fadiga e distração do condutor é o elemento mais diferenciador com respeito a outros produtos convencionais. Consiste em controlar as piscadas e movimento dos olhos e a cabeça com o objetivo de detectar ações anormais que conduzem a reações de risco por parte do condutor graças a sua tecnologia de visão artificial. Nesse caso se ativam os alarmes de aviso mediante a vibração do assento do condutor ou sinais sonoros.

O cansaço e poder dormir por um segundo ao volante são as causas mais habituais dos acidentes de trânsito graves. Isto afeta sobretudo a veículos industriais, cujos condutores passam muitas horas por dia na estrada.

Uma câmera situada no painel apontando para o rosto do condutor processa as imagens e mede a frequência de piscadas do mesmo. Este inovador sistema funciona mediante condições de iluminação nula, sem perturbar o condutor, utilizando para ele iluminação infravermelha. Assim, são evitados problemas de luminosidade e também permite que o sistema funcione quando os condutores estiverem usando qualquer tipo de lente, inclusive algum tipo de óculos de sol.

Além disso, oferece uma importante vantagem competitiva sobre outros produtos convencionais, que se centram em apenas alertar ao condutor. Inclui serviços de gravação de imagens, registro de alertas, eventos, assim como informação que se transmite a uma unidade central através de uma plataforma web, o que permite extrair conclusões e gerir toda a informação recolhida para a detecção de infrações cometidas e a planificação de rotas mais seguras ou a otimização de hábitos na condução. Magic Eye torna-se assim uma solução integra desenhada para a gestão de frotas, que permite economizar em combustível e minimizar os riscos de distração e colisão, o que contribui a proporcionar uma condução mais segura, eficiente e confiável.

LDW: Aviso de saída involuntária da pista

O objetivo é avisar e alertar ao condutor quando houve uma mudança de pista que pode ser motivada por uma distração do motorista.

A detecção das mudanças de pistas é realizada mediante uma câmera frontal que obtém imagens da estrada e as processa utilizando técnicas de visão artificial. O sistema lê ao mesmo tempo o estado das luzes indicadoras de direção para averiguar se a manobra foi sinalizada e se a mudança de pista foi intencional.

O sistema é capaz de discriminar entre mudanças de pista e invasões de pista. Entende-se por mudança de pista aquela que implica um deslocamento lateral suficientemente amplo para que o veículo se posicione em pista adjacente.

As invasões de pista, no entanto, referem-se às circunstâncias em que parte do veículo pisa por uns instantes alguma das pistas adjacentes, mas o veículo permanece na mesma pista.

Quando o sistema gera um alerta, avisa ao motorista mediante a vibração de seu assento. Se o condutor invade a pista esquerda, vibra a parte esquerda do assento e se invade a pista direita, vibra a parte direita do assento.

Este sistema está orientado ao transporte de média e longa distâncias, para estradas de alta capacidade. Ativa-se quando o veículo supera os 60 Km/h.

FCW: Aviso de risco de impacto com o veículo precedente

O objetivo é avisar e alertar ao motorista quando há um veículo na parte frontal abaixo da distância de segurança.

O sistema consiste na instalação de um radar na parte frontal do veículo. Alerta fazendo vibrar o assento do condutor quando o veículo está acima de 60 km/h e o veículo que o precede está a menos de 70 metros, sempre que a velocidade seja inferior à do veículo equipado com este sistema.

O radar mede a distância e a velocidade dos objetos ao redor do veículo com base no efeito Doppler, com uma precisão de cerca de 0,25 metros e 0,5 Km/h. O sistema avalia aproximadamente 15 vezes por segundo a situação do entorno do veículo para determinar se está em uma situação de risco por alcance ou não.