1971-1990

1971-1990

Constante inovação

Durante os anos sessenta Irizar havia se posicionado como uma das melhores empresas do setor carroceiro no Estado e a primeira a incorporar o ar condicionado de série a seus ônibus, mas é nos anos setenta, quando lançam novos modelos de ônibus como o Korosti, que obteve o prêmio Giralda de Ouro como o melhor ônibus espanhol, em 1972. Em seguida, desenvolveram os modelos Urko e Urepel.

Neste período começou a introduzir, muito timidamente, a estratégia de exportação da empresa nos mercados francês e israelense.

O destaque da década de 80 foi o lançamento, em 1989, do revolucionário modelo Irizar Century, coincidindo com a celebração do primeiro centenário da Irizar.

Este modelo foi referência em inovação para o setor e referência em design e tecnologia para todos os carroceiros estatais e os fabricantes europeus do setor. Apesar da crise econômica, que ocorreu nesse período, o sucesso acompanhou ao Irizar Century desde seu lançamento.