1961-1970

1961-1970

Transformação de Irizar em S. Coop.

A poucos quilômetros de Ormaiztegi, Mondragón vive a decolagem do cooperativismo industrial no País Vasco, uma filosofia que os irmãos Irizar adotaram para envolver ao trabalhador no futuro da empresa, concedendo ao sócio o direito a participar em sua gestão. No ano de 1963, Irizar tornou-se um cooperativa formada por 60 cooperativistas, uma transformação que permitiu continuar na linha de aposta pela inovação e desenvolvimento do produto.

Em 1964, Irizar desenvolveu o modelo Unificado, e em 1967 encarroçaram os Trigottos, apresentados no catálogo da Irizar como Dinam, todavia foi em 1969 quando Irizar apresenta o modelo plenamente identificado como Dinam, onde as contribuições técnicas iam além do design.

Os modelos padrão possuíam ventilação por meio de claraboia no teto e janelas laterais, com janela superior de correr, enquanto que a versão de luxo contava com ar condicionado mediante equipamento auxiliar.

Em 1970, é fabricado o primeiro ônibus do mercado estatal com ar condicionado de série, o que representou a decolagem definitiva da Irizar e sua diferenciação como carroceiro de veículos de alta qualidade. A importância do Dinam é confirmada pelo fato de que este modelo, que foi lançado ao mercado em 1969, para o ano de 1970 já havia sido versionado por seis importantes carrocerias estatais.

Ao finalizar a década de 60, Irizar passava a ser uma referência cada vez mais reconhecida entre as empresas de transporte de passageiros.