1953-1960

1953-1960

Instalação da empresa e conversão em S.A.

A década dos anos 50 foi perfilando progressivamente a estrutura da empresa que, em 1960, tornou-se Sociedade Anônima. Durante esse tempo iniciou-se uma nova etapa da instalação do produto Irizar e de abertura a novos mercados.

Além de começar a fabricar os primeiros ônibus para clientes do País Vasco, a Irizar começou a expandir para Madri, Barcelona, Málaga e Sevilha.

A importância do design começou a ser sentida em 1956, quando incorporaram o primeiro chassi novo, procedente de Pegaso, com motor diesel.

Este feito foi registrado com a realização de um moderno encarroçamento, em 1957, para Auto-Pullman, que destacou-se pelo design inovador.

Entre 1955 e 1960 a empresa Irizar, não somente realizou encarroçamentos cada vez mais evoluídos para ônibus de linha, mas também se confirmava no interessante mercado dos ônibus urbanos. Irizar ampliou sua clientela acondicionando ônibus originais ingleses de dois pisos para a “Compañía del Tranvía de San Sebastián”.

No final dos anos 50 prepararam um modelo para a linha Hernani-Aiete-Donostia dependente da empresa ônibus urbanos Garayar Hnos., que contava com uma frota de veículos já ultrapassada.